Semelhanças e diferenças entre a primeira e a segunda gravidez

Muitas vezes me perguntam se a segunda gestação é muito diferente da primeira e se enjoei mais esperando menino ou menina. Bem, eu não tenho respostas definitivas nem quero servir de referência – até porque estamos falando de um tipo de experiência muito pessoal – mas achei que seria interessante reunir aqui as minhas impressões já que o assunto gera curiosidade:

Diferenças:

  • O tempo parece passar mais rápido. Já estou no sexto mês, com 26 semanas, pra ser mais precisa
  • Tô menos concentrada na gravidez do que da primeira vez. Às vezes esqueço em que semana estou
  • Tenho menos tempo para descansar
  • Levanto mais peso
  • Resisti alguns meses sem comer sushi na primeira gestação. Desta vez, liberei geral
  • Não pretendo fazer curso para pais e mães desta vez
  • A barriga de grávida começou a aparecer mais cedo
  • Tirei poucas fotos até agora
  • Comecei a sentir os movimentos do bebê antes
  • Não comprei roupas de gestante, mas tenho mais do que da primeira vez. Guardei peças antigas e ganhei várias da minha irmã
  • Estamos levando mais tempo para escolher o nome do nosso menino
  • Vamos comprar bem menos coisas para o enxoval
  • Idealizo menos o parto
  • Estou mais experiente, me sinto menos ansiosa e mais confiante

Semelhanças:

  • A barriga tem o mesmo formato do que de quando eu esperava a Sofia, contrariando o que dizem sobre as diferenças entre gestação de menino e de menina
  • Eu achava que a barriga estava crescendo mais rápido do que da primeira vez, mas na consulta da semana passada foi confirmado que as medidas estão dentro dos padrões
  • Tive a sorte de não ter enjoos em nenhuma das vezes
  • Me mantenho ativa. Só que agora me exercito com a Sofia em vez de ir na academia
  • Tive câimbras nas pernas algumas vezes
  • Tenho apenas uma vaga ideia de como será minha vida depois que o bebê nascer

Leia também: Grávida ou gordinha? e “Mamãe tem um bebê na barriga”

8 respostas em “Semelhanças e diferenças entre a primeira e a segunda gravidez

  1. Pingback: “Mamãe tem um bebê na barriga” | Mãe a mil

  2. Pingback: O que esperar da maternidade? | Mãe a mil

  3. Muita coisa em comum com a minha percepção das diferenças entre uma gravidez e outra. Mas a principal pra mim é a velocidade. Parece que o tempo está voando agora (5 meses, here we go)!

    Beijos, Ananda.

  4. Pingback: Grávida ou gordinha? | Mãe a mil

  5. Pingback: Formato da barriga: “É um menino?” | Mãe a mil

  6. Adorei esse post, os comentários. Estou grávida pela segunda vez, mas bem no início (4 semanas). Quando engravidei do Gustavo tinha uma disposição incrível e desta vez me sinto mais sonolenta, além de ter tido um sangramento na terceira semana. Engravidei após 15 dias de retirada do MIRENA e estou super feliz.

Deixe um comentário

