Grávida ou gordinha?

Quem nunca ficou em dúvida antes de parabenizar uma colega de trabalho ou então uma vizinha pela gravidez? Para tentar evitar essa saia justa, o serviço de transporte público em Londres distribui para grávidas bótons que avisam que há “baby on board” (bebê a bordo).

É principalmente por medo de confundir uma futura mamãe com uma gordinha que muita gente não cede seu lugar em ônibus e trens. Uma pesquisa revelou que 84% das gestantes ficam em pé no transporte público regularmente aqui em Londres principalmente por causa disso.

Tanto agora como na minha primeira gravidez, estou tendo uma experiência positiva. Além dos “cavalheiros”, muitas mulheres já me ofereceram assento.

O principal desafio para quem precisa sentar – e isso vale para idosos, deficientes físicos e pessoas com criança de colo – é chamar atenção dos outros passageiros. A maioria das pessoas lê durante as viagens e não repara o que acontece a seu redor.

No final da minha primeira gravidez, uma vez uma mulher que estava em pé ao meu lado xingou o rapaz sentado na nossa frente por não ter cedido lugar pra mim.

Confesso que daquela vez, assim como em muitas outras vezes, fiquei constrangida em fazer com que os outros levantassem por minha causa. Mas tento sempre aceitar para que os outros passageiros entendam que a gentileza é importante.

Leia também: A barriga na segunda gravidez e Semelhanças e diferenças entre a primeira e a segunda gravidez

12 respostas em “Grávida ou gordinha?

  1. Oi Cecilia tudo bem? Eu ja passei muito por isso aqui na Suiça tambem. Você estar com quantos meses de gravidez? Ja engordou muito? eu fiquei enorme, minha sogra sempre me dizia que eu nunca iria voltar ao meu peso normal, agora eu tô è mais magra que antes da gravidez!
    Um grande abraço pra vocês.
    Regina

      • ah com certeza você voltara a ter o seu corpo de antes. Quando eu engravidei do meu primeiro filho fiquei enorme, quado eu engravidei do segundo fiquei mais gorda ainda. Com o tempo, com o trabalho, com o stress, com o meu ritmo de vida, eu estou pesando agora menos que antes da primeira gravidez, perdi tudinho (e olha que a minha sogrinha vivia dizendo que eu nao voltaria mais ao meu peso normal :) ). Hoje em dia tenho que comer para nao poder parecer que estou doente, pois eu estou ficando cada dia mais magra.
        Como è bom a gravidez, so que è tao cansativaaaaaaaaaa, quando eu pensooooo!!!!
        mais as minhas foram maravilhosas, nao tive problema nenhum (so com o peso).
        Desculpa nao ter escrito antes, tava em casa dodoi!
        beijinho.
        Regina

  2. Quando eu estava grávida de três meses do Vítor viajei para Portugal, Espanha, Itália e Holanda. Como ainda não dava pra perceber barriga nenhuma, jogava a pança pra frente e ficava passando a mão! Hehehe! Várias pessoas acabavam me oferecendo o lugar. Essa é umas das grandes diferenças da Europa em relação ao Brasil. Aqui a gentileza não é tanta! Um pena…

    beijos!

  3. Uma vez eu estava bem no fim da gravidez, mas sempre fui MUITO disposta sabe? Nunca fiquei morrendo por aí, ou andando sempre no onibus sentada, apenas quando eu estava extremamente cansada.
    Enfim, uma vez voltando para casa era um percurso super curto, e eu estava em pé e táls! Dai um rapaz do ouuutro lado do onibus acenou para mim e perguntou ” ta gravida?” e eu ” sim” tipo achando que era uma pergunta comum, ou alguém que me conhecia e eu não lembrava, algo assim. Dai ele começou a gritar no onibus que era um absurdo ninguém ceder o lugar para mim, e um monte de coisa,e eu tentando falar que não precisava que eu não ficaria nem 5min dentro do ônibus! ¬¬

    Mas muito bacana mesmo esse negócio que fizeram ai ajuda muito né?

    Beijos

    • Isabel, fiquei imaginando a cena! Tem gente que fica mais ofendida que as próprias grávidas mesmo.

      Essa iniciativa do transporte público daqui é simples e eficaz.

      Beijos,
      Cecília

  4. Pingback: A barriga na segunda gravidez | Mãe a mil

  5. Pingback: 10 dicas para comprar roupas de grávida | Mãe a mil

  6. Pingback: Semelhanças e diferenças entre a primeira e a segunda gravidez | Mãe a mil

Deixe um comentário

