Cuidar de filho pequeno cansa?

Eu sempre respondo que sim quando me fazem essa pergunta. Se passo o dia todo cuidando da Sofia, por mais que tudo dê certo e que a gente se divirta bastante, é provável que no final da tarde eu esteja contando as horas pra colocar ela na cama ou então torcendo pra que o Rodrigo, meu marido, chegue em casa.

Acho que o estado de constante atenção, o fato de a gente precisar estar sempre à disposição, cansa.

Todo mundo diz que a Sofia é uma criança fácil, e eu concordo. Mas ela é bem ativa, tá numa fase que exige bastante, o que faz com que quem tome conta dela não consiga relaxar por muito tempo. Conheço muitas mães e pais que também se sentem assim, mas não é todo mundo que admite.

Uma amiga uma vez me contou que era só o marido dela chegar do trabalho que ela passava o bebê pro colo dele. Ele não entendia a urgência dela em querer tomar um ar, não via cabimento em uma pessoa se dizer exausta quando praticamente não saiu de casa. E ela se sentia culpada por isso. E vocês, já se sentiram assim?

Quero aproveitar para agradecer a todos por continuarem visitando o blog. São mais de 10.000 acessos em quatro meses. :-)

Leia também: Ser mãe é padecer na malhação

24 respostas em “Cuidar de filho pequeno cansa?

  1. ô se cansa… dois então, nem te conto. E sem faxineira, nem empregada, nem ninguém para ajudar! O que me salva é que deixo o Rafael de manhã com a baba’ (na casa do outro menino, com quem “dividimos” a baba’) e so’ assim consigo fazer as tarefas domesticas mais ou menos tranquila (em geral, com a pequena no sling), pq depois que o Rafael chega, é o tempo inteiro dando atenção a ele e à pequena.

    Quando da’ umas 21h tudo o que quero é dormir. Ainda bem que a Laura acorda so’ 1x por noite, então pelo menos tenho um pouco de pique para fazer tudo durante o dia.

    Beijos!

  2. Diariamente. Eu tenho um limite, e é até as 17h30. Depois disso passo a hora seguinte olhando no relógio, desesperada para ver o marido entrar porta adentro. Fico exausta, isso nos dias “fáceis”. Meu filho também é muito bonzinho, mas é uma energia, exige uma atenção que me consome. Culpa de me sentir assim eu não sinto nenhuma, não. E nenhum problema em falar nisso.
    Um beijo

  3. Ui Cecília, este post tem muito que se lhe diga! rsrsrsrs
    Se cansa!! E eu só tenho um. :) Claro que as crianças não são todas iguais, há crianças bem fáceis e sossegadas desde bebezinhas e depois existem outras como o meu filho. rsrsrsrs Nossa, ninguém imagina o que já passámos, graças a Deus ele está a entrar numa fase mais tranquila. Agora é bem fácil cuidar dele, comparando com tudo o que já passei. ;) Ainda não sei o que é dormir uma noite seguida desde que ele nasceu, mas está a começar a melhorar. Quem tem bebés/crianças high need sabe bem o quanto difícil é cuidar delas, ainda para mais quando a única ajuda que temos é a do marido que trabalha o dia todo fora. E eu tenho muita sorte pois o meu é um anjo que me ajuda imenso, mesmo com o trabalho exigente que ele tem.
    Sabe Cecília, eu penso que o problema da nossa geração é que já não existe aquela ideia de pequena tribo em que todos ajudam, formada pelos avós, pais, tios, irmãos, primos. Todos vivendo perto uns dos outros para poderem ajudar a cuidar dos mais novos e das tarefas do dia a dia. Antigamente essa ajuda era mais comum, uma pena que se perdeu esse modo de viver.

    • Interessante o teu comentário, Maria. Também acho cada vez menos comum famílias morando perto umas das outras e se ajudando. Que bom que o teu marido também te ajuda bastante.

  4. E como cansa! O marido não entende e muitas vezes diz que é exagero meu. Sinto falta de uma noite inteira de sono… mas claro que tudo isso vale a pena, tanto que quero ter mais um :-)

  5. Cansa, claro que cansa. Eu digo que trabalho mais agora, do que quando trabalhava fora.
    Porem acho que tem mulheres que tem mais disposicao fisica e emocional do que outras, entao talvez nao sinta tanto.
    E concordo com a Maria Joao a falta de apoio muitas vezes, faz tudo parecer muito mais pesado e cansativo.
    Abracos
    Gra

    • Eu acho que canso mais ficando em casa do que trabalhando fora. Gra, concordo que é uma questão subjetiva e que cada um lida de forma diferente.

  6. Cansa e muito, e não tenho problemas em admitir, sei que tem gente que a acha que a gente não faz nada, mais 3 filhos e seis anos limpando bumbum, não é para fracas.
    Ficar em casa exige muito da gente, tem dias que quero que todo mundo vá pra cama, pra que eu possa descansar tranquila, meu marido ajuda, mais quando tá tudo ok, pense em um filho doente? Sobra tudo pra mãe aqui.
    Bjks e boa semana.

  7. Lembro que antes de voltar a trabalhar eu ficava na sacada esperando o meu marido chegar em casa no final da tarde. Depois dizem que ser mãe e dona de casa não exige tanto como ter uma profissão e trabalhar fora. Até parece, né?
    E sobre meu mestrado, Cecília, vai ser em Letras, com estudo na área de narrativas midiáticas. Estou bem empolgada, mas já vi que vai ser difícil dar conta de tudo! Vamos ver como vai ser!

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com/

  8. cansa, mas parque aquatico também cansa, dormir o dia todo também cansa, tudo nessa vida cansa, hehehe eu nao costumo deixar muito pro maridao nao, porque acho que ele tbem chega cansado… mas a gente se divide bem, hehehee, a gente sempre dá um jeito né? bjus

  9. Pingback: Ser mãe é padecer na malhação | Mãe a mil

  10. Olá, eu sei o que isso é, eu além de ter um bebé, tenho um marido em cadeira de rodas que pouco me ajuda, quase tenho dois bebés. Tem dias que sinto me tão exausta e tão incompreendida, e infelizmente ele acha que não é normal eu me sentir cansada, ainda diz: estás cansada entao e se trabalhasses? Pois não é facil não ser compreendida, além do mais passo os dias fechada em casa, estou a morar aqui à pouco tempo, e não tenho amigas aqui, é uma solidao enorme.

  11. gente é muito cansativo com certeza, mas pior do que isso é o marido que nao compreende e surta literalmente. Diz que se estou estressada e cansada é problema meu e nao ta nem ai. Só jesus mesmo.

  12. oi meu filho tem 9 meses e esta numa fase complicada, tudo quer mexer,não para nem um segundo, só na hora de dormir e acorda várias vezes durante a noite pra mamar.Outro dia meu marido com a maior cara de pau me disse que estou feia, e também me sinto assim não consigo respirar ele acha que não faço nada pelo fato de não estar trabalhando as vezes penso em me separar porque nós só brigamos e meu pequeno fica vendo as discussões, me dê alguma ajuda,conselho,qualquer coisa será que o fato de ter que fazer tudo lavar,passar,cozinhar e cuidar de filho é que esta me deixando acabada e estressada..Bjs!!

    • Eu tb, acho muitooooo cansativo a vida de mãe e esposa, se soubesse que seria assim, não teria tido tb não, apesar de amar muitoooo.

  13. É um cansaço que já começa quando abro os olhos kkk, meu filho dorme pouco desde o dia que nasceu e quando falo pouco é pouco mesmo, corre parecendo que nunca fica cansado e aqui nem papai, muito menos a mamãe acompanham, dá uma vontade de voltar no tempo e dormir um pouco mais kkk.
    Tranquilidade é coisa do passado aqui, sono kkk nem se fala.
    Sim meu filho cansa muuuiiito.

Deixe um comentário

