Escolhendo o nome do bebê

A neta de uma conhecida nossa que é indiana nasceu recentemente e quando eu perguntei qual seria o nome do bebê ela pareceu surpresa e me disse que ainda não estava decidido. Ela é hindu e me deu a mesma explicação que ouvi uma vez de uma menina do Sri Lanka que trabalhou comigo.

As duas me contaram que, dependendo da hora e do dia que a criança nasce, é escolhida uma letra do alfabeto sânscrito com o qual o nome deve começar. Eles acreditam que isso traz sorte.

Aqui no Reino Unido muita gente prefere não revelar o nome do filho antes do nascimento. Além de motivos religiosos, muitos defendem que é uma decisão pessoal, que assim se evita ficar ouvindo palpite alheio. Já conheci gente que acredita que dar nome antes de ter o bebê nos braços dá azar.

Quando eu estava grávida da Sofia reparei que muita gente ficava cheia de dedos pra me perguntar se eu sabia o sexo do bebê. Aqui não é raro achar casais que preferem esperar pela surpresa. Alguns descobrem o sexo mas não anunciam para os outros.

Ouvi muito falar que alguns hospitais britânicos não revelam o sexo do bebê durante a ecografia, mas tenho a impressão que isso é coisa do passado.

Ainda com relação aos nomes, é tradicional se dar um segundo nome à criança, como acontecia no Brasil antigamente. Quanto ao sobrenome, o mais comum é usar só o do pai. Também acontece de se usar os dois, da mãe e do pai, separados por hífen.

Leia também: Furar orelhas de bebê? e Nomes de bebês: cresce número de pais arrependidos da escolha

4 respostas em “Escolhendo o nome do bebê

  1. Super interessante esse post. Adoro saber sobre outras culturas. TEssas informações parecem tão distantes para nós… Parabéns!

  2. Pingback: Ah, os brincos | Mãe a mil

  3. Pingback: Nomes de bebês: cresce número de pais arrependidos da escolha | Mãe a mil

Deixe um comentário

