As armadilhas do consumismo

Como é fácil entupir a casa de bugigangas, principalmente quando se tem criança. Com a invenção do plástico e com o aparecimento de novas tecnologias, sem falar da mão de obra barata (ou escrava), muita coisa ficou bem acessível. Somados a isso estão as facilidades dos cartões de créditos e pagamentos parcelados.

Vocês lembram como os brinquedos eletrônicos eram caros antigamente? Nos últimos anos eles se popularizaram muito. Hoje em dia é mais caro comprar artigos artesanais ou brinquedos de madeira. Inverteu tudo.

No fim de semana fui com a Sofia no shopping  e entramos em algumas lojas de brinquedos. Com a crise aqui no Reino Unido, muitas lojas estão fazendo liquidações antes do Natal.

Confesso que fiquei tentada a aproveitar as promoções, mas resisti. A Sofia testou e gostou de vários brinquedos mas não levamos nenhunzinho. Me dei conta de que ela não precisava ganhar presente poucos dias antes do Natal. Também aproveitei pra tentar a ensinar à ela que nem sempre ela vai poder levar tudo que quer.

Na idade dela é ainda é fácil dizer não em situações como essa, mas consigo me imaginar daqui a alguns anos tendo que gastar meu português antes de sair de uma loja de mãos vazias.

Compramos o presente da Sofia pela internet, que é mais tranquilo e barato. Nossa ideia original era dar um livro e uma fantasia de algum personagem. Encomendamos o livro, mas nos rendemos a um laptop de criança que custou menos do que a maioria das fantasias. Essa lógica não faria sentido pra mim anos atrás.

Maior árvore de Natal de Lego do mundo na estação de St Pancras, em Londres

Uma resposta em “As armadilhas do consumismo

  1. EU evito de comprar brinquedos para a Beatriz, quando eu falo isso as pessoas me olham horrorizadas. Mas é que a Beatriz ganha muitas coisas, dos tios, dos avós. E ela faz aniversário em outubro super perto do dia das crianças, então, imagina?
    Natal, ela sempre ganha algo dos tios e avós. E eu não vejo o porque de comprar MAIS brinquedos sendo que ela já ganha.
    Por fim fica cheio de brinquedos em casa, que por fim, eles nem brincam com todos!

    Beijos
    @maedemerda

Deixe um comentário

