Encantadora de bebês e outros livros para pais

Não entendo como o livro Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas da Tracy Hogg  é tão badalado. Eu também entrei na onda e comprei um quando estava grávida.

Não achei nada demais. A autora descreve o método dela por páginas e páginas, tentando convencer os pais de que aquela é realmente a melhor maneira de agir, mas não chega nunca ao ponto.

Achei o texto vago e, como vários outros livros, não oferece alternativas caso a orientação não funcione. E naqueles primeiros meses com a Sofia o que eu queria eram respostas. Achei que a Tracy Hogg precisava ser mais objetiva. Aproveitei pouco do que ela tenta passar.

"Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas" e "O que esperar dos primeiros anos"

Depois dessa experiência fui pro outro extremo. Tentei o Livro do bebê feliz da Gina Ford, famosa por esses lados.

Descobri essa autora porque sempre que eu falava que a Sofia dormia por volta das 19h as outras mães me perguntavam se eu seguia o método dela. Não, foi sem querer. Mas, voltando ao livro, me dei conta de que a Gina Ford é muito radical pra mim. Ela diz, por exemplo, que se deve tirar imediatamente a criança do banho caso ela não aceite ficar o tempo todo sentada na banheira.

Por alguns meses eu deixei os livros de lado. Li fóruns na internet, blogs e conversei muito com outras mulheres. Num dia de muitos questionamentos, decidi comprar um mais abrangente. Acabei optando por O que esperar dos primeiros anos da Heidi Murkoff, Arlene Eisenberg e Sandee Hathaway.

O livro cobre do primeiro ao terceiro ano. Adoro o formato de perguntas e respostas. Logo que comprei li bastante e aprendi muita coisa. Só que parei de novo. Não tenho tempo, paciência. Tá lá na prateleira. Volta e meia dou umas folheadas.

Continuo achando importante ter livros para consulta, mas me dei conta de uma coisa que toda mãe sabe – a gente aprende mesmo é na prática. Sem falar que é preciso adaptar as dicas dos autores às nossas realidades, adicionar uma  boa dose de jogo de cintura.

5 respostas em “Encantadora de bebês e outros livros para pais

  1. Eu sempre consulto bibliografias ou internet quando tenho alguma dúvida. Mas, tem certos assuntos que não são simples como uma receita de bolo que é só seguir os passos e pronto. Acho que cada criança tem sua personalidade e com isso temos que ajustar conforme o ritmo delas.
    Uma coisa que tento seguir os ensinamentos dos livros, mas até agora etá meio difícil é fazer a Laura dormir de dia. Muitos falam pra deixar a criança chorando no berço que uma hora “aprende”. Juro que não consigo. Deixo ela sozinha, aí ela resmuga, vou lá, converso, faço carinho, saio….. tem dias que esse processo leva mais de uma hora.
    Essa questão do sono pra mim é a mais complicada e se tu tiveres alguma dica, agradeço!
    Beijos

    • Concordo que não existe receita e que cada criança tem sua personalidade…Eu, com meus tres filhos, posso dizer , que são pessoinhas diferentes e que são momentos da nossa vida diferentes. Portanto, cada um tem o próprio jeitinho de como quer dormir, comer, e tempo próprio, pra falar, caminhar, tirar as fraldas! Aos pais, cabe a paciencia e os limites que queremos pra vida deles… Também já li muitos livros…alguns só as primeiras páginas..outros que leio até hoje. O que vale mesmo Cla, é a prática…hehe.
      A dica é: não descuidar da gente. Se estivermos bem, conseguimos lidar melhor nas situações de stress, mantendo a harmonia!
      Cecilia, adorei o blog…Parabéns pela iniciativa!
      Beijo pra vcs e suas meninas!!!

      • Obrigada pela visita, Monica! Nada como ouvir a opinião de uma mãe experiente. :-)
        Realmente, é super importante respeitar as particularidades de cada criança. Adorei a parte sobre cuidar da gente mesmo. É tão fácil esquecer disso!

        Beijos,
        Cecília

  2. Pingback: As cinco piores dicas para pais | Mãe a mil

  3. Cecília que pena que não deu certo pra você as dicas e métodos da encantadora de bebês. Posso dizer que pra mim foi justamente o contrário, as primeiras 2 semanas foram difíceis de colocar o João na rotina, mas depois desse período de adaptação, foi ótimo e quase um relógio. … pra fazer o EASY. Realmente valeu a pena cada centavo que investi no livro. Até hoje com 2 anos ele dorme a noite toda chega a dormir 12h direto, o que não acontecia antes de aplicar o método do livro.

Deixe um comentário

