Será o fim da escrita à mão?

Saiu hoje no jornal Metro uma matéria questionando se no futuro as crianças saberão escrever à mão.

O texto cita duas escolas que já adotaram tablets em sala de aula aqui no Reino Unido. A mudança tornou o aprendizado mais interativo e democrático, de acordo com funcionários desses colégios. Os alunos poderão fazer provas nos próprios iPads em breve.

Para a diretora de uma escola de grafologia aqui em Londres, no entanto, a iniciativa não tem sentido. Ela teme que as pessoas não consigam mais escrever daqui a alguns anos e acredita que investimento deveria ser feito é nos professores.

Cada vez mais vamos nos questionar sobre o papel das diferentes tecnologias nas nossas vidas, não é mesmo? Vocês lembram do post sobre os smartphones? Não tem como frear isso, não adianta.

Assim como todos aqueles que tem computadores e celulares, eu uso cada vez menos a caneta. Mesmo assim, continuo achando importante poder escrever à mão com destreza. Quantas vezes meus garranchos me ajudaram a reproduzir o que o entrevistado me disse! Não é sempre que temos tecnologias a disposição, sem falar que a escrita representa nossa personalidade, dizem os grafólogos.

Por outro lado, é um alívio saber que a Sofia não vai precisar ter um caderno de caligrafia nem vai passar horas copiando a matéria que o professor escreve no quadro negro. Que perda de tempo! Sim, as tecnologias podem contribuir muito pro aprendizado, mas concordo com diretora da escola de grafologia que diz que é importante investir nos professores em primeiro lugar.

Leia também: Tecnologia para distrair crianças

Anúncios

3 respostas em “Será o fim da escrita à mão?

  1. Olá, este tema me interessa muito. Trabalho na área de educação com novas tecnologias e concordo com você, acho que as novas tecnologias podem contribuir muito, mas não acredito que seja o caso de abolir o ensino da escrita a mão. Tentei encontrar a matéria do METRO, mas não consegui, vc poderia encaminhar o link?
    Obrigada,
    Carolina

  2. Pingback: De radar ligado | Mãe a mil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s