Furar orelha de bebê?

O fato de a Sofia usar brincos quase sempre rende assunto por aqui. Gente de países como a Índia faz como os brasileiros, mas a grande maioria das meninas não têm as orelhas furadas desde cedo.  Ontem mesmo uma vizinha olhou pra Sofia e comentou comigo: “ela já usa brincos!”

Eu já ouvi esse comentário em vários tons. Tem aqueles que simplesmente acham curioso e se interessam quando eu conto que é comum no Brasil o procedimento ser feito ainda nos hospitais. Mas muita gente é contra. Tem aqueles que alegam motivos de segurança – o bebê pode engolir o brinco ou então ele pode engatar na roupa. Outros consideram um ato de crueldade, sem falar que assim se tira a chance de a criança decidir por ele mesma mais adiante.

Sim, a vida é feita de escolhas, mas muitas delas não me eram claras até recentemente, como a questão de se vacinar ou não uma criança ou então se a água deve ou não conter flúor. Bom, esses são assuntos pra outros posts.

Leia também: Escolhendo o nome do bebê

5 respostas em “Furar orelha de bebê?

  1. Cada cultura tem o seu modo de enxergar as coisas. Eu optei por colocar os brinquinhos na Laura ainda no hospital porque sabia que quanto mais cedo, menos dor ela sentiria.

  2. Meu pai era contra também. E ele morreu quando eu tinha 7 anos. Logo depois minha mãe me levou numa clinica para furar a orelha. A enfermeira disse que não ia doer e fez o primeiro furo. Vi estrelas. Indignada por terem mentido para mim, saí correndo clinica afora e, quando me pegaram, o pavor era tão grande que me mexi no segundo furo e um saiu torto :-)

    Talvez tivesse sido melhor furar na maternidade.

    abraço e obrigada pela visita no Mãe é tudo igual.

  3. Pingback: Escolhendo o nome do bebê | Mãe a mil

  4. Pingback: Campanha contra maquiagem para crianças | Mãe a mil

Deixe um comentário

