Tendências de nomes de bebê para 2012

Navegando na internet vi que saiu ontem uma lista com 12 tendências de nomes para 2012 nos Estados Unidos e Canadá. Isso me fez pensar nos motivos pelos quais escolhemos o nome da nossa filha.

Nosso principal critério era que o nome pudesse ser pronunciado sem dificuldades em várias línguas, principalmente em português e em inglês. É um nome clássico e tem um significado bonito – sábia. Sem falar que temos quase certeza de que ela foi concebida na Bulgária, cuja capital é Sófia, ou Sofia.

Aqui vai a lista pra quem acha que seguir moda também vale pra nomes ou então precisa de inspiração. Já aviso que algumas das ideias não funcionam em português – e tem nomes que achei horríveis. Fiz uma tradução livre e dei uma editada. Me digam o que acham.

  • Nomes de famosos modernos: Um exemplo é o nome da filha de Mariah Carey, Monroe, em homenagem à Marilyn. Tá em alta homenagear pessoas reais ou fictícias, contemporâneas ou históricas.
  • Parecidos com os consagrados: Nomes populares captam o estilo dos tempos e são apreciados por muitos. No entanto, como o medo de escolher um nome muito comum é cada vez maior, pais procuram maneiras de criar nomes levando em conta os mais escolhidos mas que ao mesmo tempo tenham um diferencial. Isabella, entre os nomes mais escolhidos no Canadá e Estados Unidos, dá origem a Arabella e Annabelle. Olivia, em primeiro lugar na Grã-Bretanha, gera variações como Alivia.
  • Nomes agressivos: Nomes de animais ferozes como Bear (Urso), Fox (Raposa), Wolf (Lobo), Falcon (Falcão) e Hawk (Gavião).
  • Direções: West (Oeste), North (Norte), South (Sul) e East (Leste). Além de nomes que soam ocidentais, como Weston e Wesley.
  • Vogal do momento: A. Tem sido tendência há anos.
  • Consoante do momento: M. Nomes para meninas que estão em auge incluem Magdalena, May, Mila, Millie e Minnie. Para os meninos: Magnus, Miller e Milo.
  • Nomes que são adjetivos: Escolhas da moda – Sunny (Ensolarado), Golden (Dourado), Royal (Real) e Happy (Feliz).
  • Nome que está voltando: Betty
  • Para quem quer dar um segundo nome: Nomes curtos como Ann Lee e Lynn estão em baixa. Podem ser usados apelidos da pessoa a ser homenageada.
  • Nome que não deve voltar: Arlo.
  • Tendência de nome que não deve vingar: -ley, como Brinley, Kinley e Finley.
  • O melhor final: apelidos que terminam em –ie, como Lottie e Hattie e Nellie.

A lista foi feita por Pamela Redmond Satran e Linda Rosenkrantz, co-autoras de 10 guias de nomes de bebê. Elas têm um site chamado Nameberry.

Leia também: Os 12 famosos que mais influenciaram nomes de bebês e Nomes de bebês: cresce número de pais arrependidos da escolha

Gente, achei recentemente esta lista de 14 tendências de nomes de bebês para 2012 (em inglês).

59 respostas em “Tendências de nomes de bebê para 2012

  1. Não gosto muito de nomes estrangeiros aqui no Brasil, acabam por causar constrangimentos para as crianças. A pronúncia ou a grafia errada também causam transtorno. Prefiro os nomes simples e fáceis…acho que justamente por causa do meu nome ser tão extenso e cheio de firulas. rss

  2. Gostei de saber que meu nome é com a consoante do momento…hehe
    Concordo. Nomes simples, comuns, sem precisar repetir ou soletrar, mas com significados, com um porquê da escolha. Mas confesso, que sempre pensei na ordem alfabética pra que não ficassem por primeiro e nem por ultimo. O primeiro filho, o nome escolhido pela mãe, o segundo pelo pai e a terceira pelos irmãos. Justo!
    Leonardo, Rafael e Carolina foram os nomes escolhidos.

  3. Achei muito interessante o post. Também concordo em dar nomes simples, que só falando uma vez, todos entendam. Por isso escolhi Laura. Ah, e acredito que esse nome não é moda, sazonal. Já é bem antigo e acredito que sempre estará presente.
    Mônica, interessante o critério do alfabeto. Com certeza ser o primeiro ou o último da chamada não é legal.
    Os três nomes dos filhos são lindos! Colocaria qualquer um dos três em um filho meu.
    Beijos!

  4. Pingback: Os 12 famosos que mais influenciaram nomes de bebês | Mãe a mil

  5. Pingback: Nomes de bebê: aumenta número de pais arrependidos da escolha | Mãe a mil

  6. oi eu estou gravida de 7 meses eu estou esperando um menino queria nome lindo pra ele mim ajudar beijos

  7. nao queria colocar um nome estrangeiro ,para nao ter que soletrar cada vez que pedirem.coloquei cauê ,mas assim mesmo pedem se é com k ou c ,mas é um nome curto que nao cabe apelido ,estou gravida novamente acho que vou escolher outro nome curto .
    bjss

      • na minha opinião que tal kaike se for homem? é curto, e tem tudo a vê. ivo é coisa do passado, desculpe, é minha opinião

      • Se for menina :
        Mariana ou Nicolle Tendencia 2012

        Se for Menino :

        Hugo ou Bryan

  8. ola , eu sou julliana eu to esperando gemeos fraternos uma menina e um menino
    eu pensei em
    para a menina : aryella
    para o menino: erick
    beijos julliana

      • Como são gemeos teem pessoas que gosta de combinar tipo
        Daniel & Daniele , Gabriel & Gabriela
        Para mim isso e uma besteira pois você deve colocar o nome no qual se identificar melhor gostar mais eu tenho 2 subrinhos gemeos e são
        Ingrid Fabiana & Bryan Henrique !!

    • O nome que acho legal é Natalia, sem th, e o significado é o nascimento!
      Mas Renata também acho legal, Caroline e Amanda!

      • Karina Tauane Significa FELICIDADE I TAWANE LUZ PROPRIA
        ou Mirella Vitoria

  9. Olá, minha bebe chega antes de 13 de julho, eu e o papai escolhemos Àgatha, mas gostaria de um que pudesse combinar, tipo Àgatha Fernanda, sei lá, tenho um filho de 4 anos, chama Caio Arthur, e as vezes me arrependo porque sao bonitos, mais juntos ficou de dificil pronuncia, quero nome simples e bonitos, sem”periquiticies. Me ajudem, obrigada :)

    • Agatha Fernanda fcou legal,mas acho bom também:
      Agatha Luiza
      Agatha Maria
      Agatha Cristina
      Isso também depende do sobrenome né?!
      Tem que soar tudo bonito!

      Bjoo

  10. Olá meninas estou gravida e minha bebe chegara antes do fim de junho, eu e meu marido já escolhemos o nome Ana Gia, porém nos últimos dias me deu uma certa insegurança em relacao ao nome, tenho medo de errar, afinal nome e pra vida toda neh

    • OI!acredito que esse nome vai complicar um pouco pra ela, ela vai precisar soletrar, um nome composto que eu acho legal é simples e raro é Isa Franciele
      Abraços!!

      • Isabelle Milena e simples e lindo ou
        Ana clara LUZ && BRILHO

  11. e ai galera tenho uma filha e coloquei seu nome de kethislayne gostaria de compartilhar com mais alguem no começo muitos acharam estranho mais agora a maioria acha um charme

  12. Oi pessoal!!
    Estou gravida de 11 semanas e esperando(ansiosamente) o resultado do exame Sexagem fetal!!
    Enquanto isso eu não canso de pesquisar os nomes para os dois sexos!hehe
    Meu nome é Ninon e por isso mesmo quero um nome bonito e sem firulas para o meu filho(a)
    Só eu sei o que sofri desde a escolinha com piadas até depois de grande já, tendo que soletrar sempre, no telefone então….
    Gosto de Natalia, Amanda, Caroline, Andressa…enfim..nomes FEMININOS e simples!
    Pra menino gosto de Fernando, Rafael, Rodrigo, mas as minhas ideias param por aqui!
    Por favor me ajudem, me sugiram nomes com essas qualidades!
    Obrigada!!!

    • Um conselho AMANDA : e bonito porem tem muitas amandas , tente algo diferente como ISADORA , Cananda , Carolina & Ananda

  13. EI MEU NOME E BRUNA E EU ACHO MUITO BONITO O NOME FEMININA [BRENDA,BIANCA ,JENNIFER E KAUANE ]. E PARA O MASCULINO [KAUA, BRENO, BRENADO, KAUE E
    ,NATANAEL.]ESTA SAO OS NOME QUER EU ACHO LEGAL .

    • Vooce pode combiinar sabia? Tendencias 2012 && 2013 uma pesquisa mostra que os nomes que mais saem são dois nomes como

      BRUNA GRAZIELLE
      BRENDA EMANUELE
      BIANCA CAROLINA
      JENNIFER LORAINE
      KAUANE VITORIA
      && Meninos na maioria vem acompanho de HENRIQUE

  14. Na minha oupiniao galera eu axoo varios nomes estrangeiros lindos, perfeito!! Quando eu tiver um filho concerteza tera um nome estrangeiro… Eu curto pra caramba! Os nomes Brasileiros ja estao manjados… Bjus :)

  15. meu filho se chama kayo vinícius , mas para meninas gosto de;kamile vitória,kálita ,fernanda,laura,gabriele,elisa e talvez até tentaria combinar alguns deles.

  16. olá pessoas estou gravida de 5 memes meu bebe vai chega em janeiro,quero saber se o nome sophia é um nome bonito para ser colocado.

  17. Gosto do nome Cecilia mas não gstei do significado o que faço ja estou no oiyavo mês e ainda não sei que nome dar pra ela. me ajudem por favor

    • Rosý os melhores nomes && diferenttes pois não tem muitas meninas chamadas como :

      Manuella
      Alana
      Brisa
      Nethelly
      Suane
      Louise
      Fyama

    • SE FOR MENINA & MENINO
      REBECA VITORIA & VITOR HENRIQUE
      OU SE FOR 2 MENINOS
      GABRIEL & GUILHERME
      E SE FOREM 2 MENINAS
      CAROLINA & SOPHIA

  18. Nomes mts liindos mais alguns nomes mais siimples podem ser mais boniitos ex; lucas,filipe , pietro ,emanuel,gabriel,enzzo,
    Joaquin,joao,ana,maria,vitoria,fernanda

Deixe um comentário

